fbpx

Blog

Sobre fazer parte

Há algum tempo eu escrevi aqui no blog sobre encontrar um propósito naquilo que fazemos. No meu caso, óbvio, falei em como me encontrei na música com o Coletivo Mulheres Criando.

Pois bem.

Não sei se todos vocês sabem (certamente já perceberam porque é um tema recorrente no meu Twitter), mas um dos amores da minha vida é o Galo (ou Clube Atlético Mineiro para quem se recusar a chamá-lo de Galo). Futebol pra mim é uma extensão da parte passional da minha personalidade, um esporte que gosto não só de praticar, mas também de assistir (qualquer pelada me satisfaz), de comentar e de estudar. Adoro táticas, análises de desempenho e estatísticas. Jogo desde muito nova, fui capitã de vários times e ganhei muitos títulos. Muitos mesmo.

flaviaellen_futebol
Mil vezes campeãs dos Jogos Jurídicos Mineiros, pela Faculdade de Direito da UFMG (AAA)

Por muito tempo, foi só diversão mesmo. Mas com a maturidade, vieram os questionamentos. Inclusive a mim. Não tenho vergonha em dizer que já chamei meus rivais de “Maria”, mesmo tendo criticado ao longo da minha existência aqueles que chamavam (e ainda chamam) adversários de “macaco”. A ficha caiu há alguns bons anos, e fico feliz em ter mudado. Sempre é tempo de aprender.

E no último ano, o aprendizado cresceu bastante. Por um motivo específico: o FAMIGERADO desfile de apresentação de uniformes feito pelo meu clube em 2016. Na ocasião, outras mulheres e eu não nos sentimos representadas, e achamos que foi um evento machista. Resultado: fizemos uma nota de repúdio. Atacadas virtualmente, nos unimos por uma necessidade social de suportar juntas os ataques e de nos fortalecermos enquanto mulheres no futebol. O maior presente que o Galo poderia ter me dado foi o início dessa amizade, dessa luta. Mais uma vez, é encontrar o propósito em tudo, é ser parte.

Lugar de mulher é no estádio e onde ela quiser! Com as migas Dri Valadares, irmãs Vulcano e Jule. Foto: Denis Dias.

Muitos amantes de futebol o tratam como um estado de exceção: nele, tudo é permitido. É permitido ser machista, LGBTQfóbico, racista. É permitido cometer crimes, porque “vamos ao estádio para extravasar”. Então. Queria dizer que não é permitido, não. E por isso estamos aqui: essas mulheres (fortes, lindas, empoderadas e amigas) e eu somos a Grupa, um grupo de atleticanas que luta contra esses preconceitos e que luta para garantir que lugar de mulher é no estádio e onde ela quiser. A propósito, a primeira torcida organizada era feminina.

Se você é atleticana e tem dificuldades de ir ao estádio porque não tem companhia, porque acredita que o ambiente é hostil para nós (e é!), nos procure. Estamos sempre por aí, no Horto ou no Mineirão, somos muitas e mais fortes quando estamos juntas! Se quiser conhecer um pouco mais de nós, nossa amiga-ídola Elen Campos escreveu um cadinho sobre nosso encontro na ESPNFC.

É só chegar. #VamuGalo.

Comments

comments